fbpx

Empresa de Marketing Digital

Home > Blog

Principais habilidades de marketing de mídia social que você precisa conhecer

A demanda por habilidades em mídias sociais e por profissionais de marketing em mídias sociais está crescendo exponencialmente e, se uma marca não existir nas mídias sociais hoje, provavelmente ficará para trás e perderá para os concorrentes. 

Mais de 2,45 mil milhões de pessoas utilizam o Facebook, com milhões também a utilizarem plataformas de redes sociais como o Instagram e o Twitter, e mil milhões de utilizadores no YouTube, é óbvio que ignorar as competências nas redes sociais levará à perda de oportunidades de receitas e de construção de marca. Isso torna as habilidades de marketing digital extremamente importantes. Suponha que você esteja considerando um emprego em marketing de mídia social ou precise adicionar habilidades de mídia social ao seu repertório como profissional de marketing digital. Nesse caso, a certificação é uma excelente forma de obter uma base sólida na área. Além das habilidades que você pode aprender por meio de um programa de certificação, há outras habilidades que você deve ter para ter sucesso na área de marketing. 

As 15 principais habilidades em mídias sociais

1. Excelente comunicação

A primeira habilidade de mídia social que você deve ter é comunicação. Nem é preciso dizer que se você deseja representar uma organização e interagir com seus clientes, precisa ter fortes habilidades de comunicação. Você também precisa de boas habilidades de comunicação para se relacionar com os colegas, colocar em palavras suas ideias e campanhas e ser a voz da sua marca no cenário global!

2. Criatividade 

Um dos atributos mais importantes das habilidades de marketing de mídia social é a criatividade. Os usuários das redes sociais tendem a deixar de seguir uma marca se o conteúdo compartilhado for repetitivo ou enfadonho. Para manter os seguidores engajados e fisgados, os profissionais de marketing de mídia social precisam apresentar consistentemente ideias, iniciativas criativas e campanhas novas e envolventes. De conteúdo interativo a concursos e vídeos virais, os profissionais de marketing de mídia social precisarão pensar em maneiras inovadoras de se destacar de milhões de outras pessoas nas redes sociais. 

3. Capacidade de escrita

Embora as imagens e os vídeos dominem grande parte das competências nas redes sociais, a escrita também desempenha um papel crítico. Esteja você criando uma postagem ou um tweet, escrever é uma parte essencial do perfil profissional de um profissional de marketing de mídia social. Se as manchetes não forem magnéticas ou cativantes o suficiente, é provável que as pessoas não fiquem motivadas o suficiente para clicar.

4. Curadoria de conteúdo 

A curadoria de conteúdo sempre foi uma parte importante das habilidades de marketing de mídia social, principalmente para aquelas empresas que não têm tempo para criar um fluxo constante de conteúdo por conta própria. A curadoria de conteúdo é uma habilidade importante do marketing de mídia social, pois eles precisarão saber quando compartilhar, o que compartilhar e como compartilhar, além de estar familiarizado com as fontes de conteúdo e as preferências do público. 

5. Gerenciamento de Projetos

Como extraordinários multitarefas, os profissionais de marketing de mídia social precisam de boas habilidades de gerenciamento de projetos. Eles precisam criar cronogramas de publicação, rastrear contatos e manter perfis nas redes sociais. Eles precisarão gerar relatórios, reunir-se com designers e redatores, gerenciar orçamentos de publicidade e muito mais. Com fortes habilidades de gerenciamento de projetos , os melhores gerentes de mídia social ficarão no controle de todas as tarefas, bem como saberão quando o conteúdo precisa ser publicado, o que planejar e como acompanhar todas as diferentes conversas nas redes sociais.

6. Aptidão para Aprender

Você já sabe que a tecnologia muda constantemente e novas plataformas de mídia social aparecem enquanto novos recursos são adicionados regularmente às plataformas existentes, sejam bobinas do Instagram ou histórias do LinkedIn . Além desse fluxo, as expectativas dos consumidores também podem mudar por capricho. Um bom profissional de marketing de mídia social aprende instantaneamente, conforme necessário. 

7. Comercialização 

Embora você esteja usando a mídia social como ferramenta, você ainda está fazendo marketing, o que significa que uma habilidade obrigatória em mídia social é marketing e você precisa de um conhecimento sólido dos princípios básicos de marketing . Você não precisa de um diploma em marketing, mas precisa de bons conhecimentos básicos sobre como o marketing funciona.

8. Flexibilidade

A mudança é uma constante nas redes sociais, e os melhores profissionais de marketing nas redes sociais são aqueles que conseguem adaptar-se rapidamente a uma nova situação ou responder a algo que está a acontecer no ambiente das redes sociais, seja bom ou mau. Isso torna a flexibilidade outra habilidade obrigatória em mídias sociais!

9. Pensamento Estratégico

Em seguida, na lista das principais habilidades em mídia social, vem o pensamento estratégico. A mídia social pode parecer divertida, mas o marketing de mídia social bem-sucedido requer estratégia. Você pode aprender estratégia de mídia social como parte de seu treinamento, mas ajuda ter uma mente que também funciona dessa maneira e uma aptidão natural para o pensamento estratégico.  

10. Construção de relacionamento 

Os profissionais de marketing de mídia social também precisam alcançar influenciadores e isso torna a construção de relacionamentos uma habilidade crucial a ser desenvolvida. 

11. Gestão Comunitária 

Dê uma olhada nas marcas com grande presença nas redes sociais e você verá que todas elas têm uma coisa em comum: comunidade, uma habilidade obrigatória nas redes sociais! O marketing de mídia social requer a construção de conexões e uma comunidade online para ter sucesso.

12. Habilidades analíticas 

No final das contas, você precisa saber se seu marketing está funcionando. E é por isso que a habilidade analítica é uma das habilidades mais importantes e vantajosas nas redes sociais. Você pode aprender como verificar métricas e relatórios, mas ter uma mente analítica o ajudará a entender todos esses dados – para que você possa tomar decisões informadas em vez de confiar em suposições.

13. Escuta nas redes sociais

O próximo na lista de habilidades de mídia social é ouvir as mídias sociais. A capacidade de ouvir e responder às conversas sobre sua marca nas redes sociais é essencial para construir relacionamentos com clientes e clientes potenciais.

14. Marca

A próxima habilidade essencial de marketing de mídia social é a marca . Criar e manter uma identidade de marca forte nas redes sociais é essencial para diferenciar sua marca da concorrência.

15. Ética

Os profissionais de marketing das redes sociais precisam de estar conscientes das implicações éticas do seu trabalho, tais como a utilização de dados pessoais e a disseminação de desinformação.

Se sua empresa precisa de serviços de Gerenciamento de Redes Sociais, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *